Tudo o que você precisa saber sobre pais com o transtorno de personalidade narcisista e a relação com os seus filhos
Chamamos de pais narcisistas aqueles que possuem o diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista. Este distúrbio, por sua vez, é formado por pessoas que têm a tendência de se verem superiores aos outros, juntamente com a percepção distorcida de que merecem um tratamento melhor do que os demais.
Esse comportamento enaltecedor, para alguns estudiosos da área, significa um escudo compensatório, agindo na maior parte do tempo, como um mecanismo de defesa. O paciente com transtorno de personalidade narcisista tende sempre a se colocar no papel de vítima, a se sentir indigno de amor, com medo de ser imperfeito e ter vergonha de si mesmo.
Para entender melhor sobre o assunto, vamos falar sobre algumas características das pessoas com esse transtorno dentro do contexto da relação de pais e filhos.
● Pai/mãe narcisistas costumam:
1. idealizar o filho de acordo com as suas expectativas
É muito comum que mães e pais narcisistas coloquem expectativas em seus filhos quanto ao futuro dos mesmos. Visto isso, jovens e adolescentes relatam muito nos períodos de pré-vestibular, algumas dúvidas quanto ao que desejam seguir como profissão, isso, justamente por medo de decepcionar os pais naquilo que os mesmos gostariam que eles fizessem.
A transferência de desejo é colocada em seus filhos e isso se torna uma forma dos pais se sentirem no poder, com autoridade e superioridade sobre o que os filhos pensam ou devem fazer, de acordo com o que eles querem.
2. Serem superprotetores
Sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas, então é comum que os filhos nesse período tenham um afastamento da família e um aumento da intimidade com os amigos. Visto isso, a mãe e o pai narcisista costumam abusar de sua autoridade sendo superprotetores nessa fase. O filho só sai quando eles quiserem, eles negam todos os pedidos, e as justificativas não se fazem legítimas, uma vez que abusam da sua autoridade não diferenciando o autoritarismo e o despotismo na relação.
3. Teimosos e donos da verdade
O diálogo com uma pessoa diagnosticada com o transtorno de personalidade
narcisista é praticamente impossível, uma vez que os mesmos são muito teimosos e nunca abrem mão do seu pensamento para pensar no do outro. Os filhos podem entregar todos os argumentos possíveis e comprovar tudo o que quiserem, mesmo assim, os pais vão continuar com os mesmos discursos afirmando estarem certos.
4. Abusivos emocionalmente
O egocentrismo do narcisista faz com que ele seja abusivo emocionalmente, optando por chantagens e técnicas de persuasão para conseguir o que quer. Os pais narcisistas costumam a ter atitudes consideradas infantis e provocar brigas apenas para convencer os filhos a servirem as suas vontades.
● Você já ouviu falar sobre o tratamento do silêncio?
O tratamento do silêncio é uma técnica usada por abusadores emocionais para punir a sua vítima de contrariar os seus desejos. Essa forma de punição, padrão de comportamento de pais narcisistas, têm como característica se calar perante a pessoa, cortando vínculos de comunicação e fingindo a não existência dela. Pais e mães que se adeptam a esse tipo de abuso psicológico passam dias, meses ou anos sem se falar com o filho até que o mesmo dê o braço a torcer e peça perdão ou implore pela atenção deles.
● Os filhos de pais narcisistas em questão
Ter um pai/mãe narcisista pode trazer várias implicações para o filho que precisa lidar com isso diariamente, principalmente se o transtorno não for tratado! visto isso, listamos também, algumas características que podemos encontrar nos filhos de pais narcisistas, entre elas:
1. Carência afetiva
Visto que a mãe e o pai narcisista são emocionalmente distantes e suas atitudes acabam afastando os filhos deles, o indivíduo por si só desenvolve uma carência afetiva muito grande devido a isso. Quando os pais são muito controladores e depositam muito as suas expectativas no filho, isso pode causar o afastamento dos mesmos, enfraquecendo a relação e permitindo que os mesmos se tornem vulneráveis afetivamente e carentes.
2. Baixa autoestima
Ao crescer com pais que não proporcionam segurança para você expressar os seus sentimentos, o desenvolvimento da baixa autoestima é quase inevitável. Como os pais narcisistas tendem a não valorizar o sentimento do outro, isso se torna muito
comum. O filho precisa agradar sempre aos pais, não pode ter a sua opinião e nunca é escutado, isso gera uma sensação de insuficiência que pode ser levada para vários níveis de insegurança.
3. Dependência
Os filhos de pais narcisistas tendem a ser muito dependentes emocionalmente e fisicamente para determinadas situações. a superproteção dos pais ensina os filhos a depender deles para tudo, seja para tomar uma decisão, ir ao mercado, sair de casa ou fazer coisas básicas como escolher o que vestir ou não.
4. Ansiedade
A ansiedade nos filhos de pais narcisistas parte do pressuposto de ter que estar sempre alerta para as mudanças repentinas dos pais, não saber como eles vão reagir para cada situação acaba criando uma angústia iminente ocasionando em ansiedade.
● Como conseguir lidar com os pais narcisistas?
O primeiro passo para conseguir lidar com a situação diária que é conviver com os pais narcisistas é reconhecer o que é este transtorno, estudar mais sobre ele, e ter o conhecimento do que se trata. Dessa forma, você pode começar a entender como a mente de alguém que tem o transtorno de personalidade narcisista funciona, e criar assim, meios para lidar com ela.
Contudo, a melhor forma para fazer isso, é com a terapia. a partir daí, mecanismos podem ser aprendidos para se libertar dos padrões estabelecidos pelos pais da melhor forma. A terapia, além de entrar em contato com questões emocionais, sentimentos e emoções, irá lhe ensinar sobre quais ferramentas utilizar e como lidar com as consequências emocionais geradas pelo convívio com um pai/mãe narcisista.
Outros meios de conhecimento também podem ajudar, como: conversar com pessoas que passam pelo mesmo, ver filmes, ler livros, e assim, você pode passar a enxergar a situação com outras perspectivas.
Atendimento Online: https://marcelocomparin.com/atendimento-online/
Saiba mais sobre as Marcelo comparin: https://marcelocomparin.com/
como vou ir a terapia se meus pais acham que isso é frescura?
Se precisar de ajuda na comunicação com eles, estou à disposição.