Culpa patologica

Culpa normal e Culpa patológica

Culpa normal, diferente da culpa patológica, é uma emoção comum e saudável que as pessoas experimentam quando acreditam que fizeram algo errado ou inadequado. É uma resposta natural à consciência de ter violado alguma norma ou expectativa pessoal ou social. A culpa normal pode ser considerada adaptativa, pois ajuda a manter os relacionamentos interpessoais saudáveis e a evitar comportamentos prejudiciais ou inadequados.

Já a culpa patológica é um estado emocional intenso e persistente de autodepreciação e autorreprovação, que ultrapassa a magnitude e a duração da culpa normal. A culpa patológica pode ser desencadeada por eventos triviais ou sem sentido, ou pode ser completamente injustificada. A pessoa com culpa patológica pode sentir-se extremamente envergonhada, humilhada e desvalorizada, e pode se culpar por tudo o que dá errado em sua vida, independentemente de ter responsabilidade real pelo problema.

A culpa disfuncional é um sintoma comum de vários transtornos mentais, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno depressivo maior e o transtorno de personalidade borderline. O tratamento desse formato de culpa geralmente envolve a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.

Em resumo, é fundamental que se faça uma análise da culpa que é experimentada. Se ela tem amparo na realidade ou se é fruto de uma fantasia insustentável.

https://marcelocomparin.com/atendimento-online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *